Cartão Alimentação Escolar

O Dante está sem aulas desde o dia 16 de março deste ano, quando as escolas municipais foram fechadas por conta do novo Corona Vírus. Ele é aluno de um CEI da Prefeitura. Logo no início do isolamento, pais de alunos e responsáveis fizeram uma atualização cadastral para o recebimento do caderno impresso de atividades, para criação de grupo no Whatsapp para contato com as professoras.

Perto da Páscoa, foi também liberado o Cartão de Alimentação apenas para os que estão cadastradas no Leve Leite e Bolsa Família. Eu não fiz o cadastro em nenhum destes dois programas, então nem esperava receber o benefício, mas para a minha surpresa, no dia 09 de novembro (apenas 4 dias antes das eleições municipais), a diretora da escola me enviou mensagem para buscar o Cartão Alimentação de auxílio merenda, sete meses depois da paralização das aulas. O valor mensal do cartão é de R$ 101,00.

Em período pré-pandêmico, as crianças recebiam cinco refeições gratuitamente durante o período de aula dentro da escola. Então fiz uma conta rápida de padaria para tentar fazer esse modesto valor caber em um orçamento de planejamento alimentar mensal que seja equivalente ao que a criança receberia na escola. Cada refeição teria de custar um Real para a conta fechar. Não fecha, né? Existem famílias em situação de emergência que contam com a escola para que seus filhos se alimentem. Muitos pais não têm condição de comprar frutas ou produtos com valor nutricional adequado para suas famílias.

Este seria o último ano do Dante no CEI, pois ele já vai completar 4 anos em 2021 e teria de ser encaminhado para um EMEI. Eu ainda não decidi se vou matricular ele em escola particular ou EMEI, mas realmente fico triste que ele não tenha aproveitado este ano letivo, pois é uma escola de alta qualidade e me parte o coração a saudade que ele tem das professoras e dos coleguinhas. É um ano que foi pausado por motivo do isolamento. Neste momento quero apenas aguardar a vacina contra o Covid para que possa planejar a escola. Para mim, a prioridade é a vida. O restante pode aguardar.

Publicado por Fernanda Serpa

Formada jornalista há 15 anos, sou produtora de conteúdo freelancer. Especializada em redação web, também tenho grande carinho pela criação de ficções e poesias. Sou budista, mãe do Dante e culinarista por hobbie.

Deixe um comentário